sexta-feira, dezembro 01, 2006

RANCOZINHO - Capela de Santo Eloi

Capela humilde mas muito antiga, fica situada no centro da povoacao. Foi modificada em tempos recentes tendo sido alteado o campanario. Junto dela existe ou existia uma "laija" (lage) onde por ordenacao episcopal, foi decretado no seculo XVIII "...que era proibido malhar cereais..."

DEZEMBRO - EVENTOS

Continuando a divulgar o que se vai fazendo, por Algodres e suas terras, vou reportar-me aos eventos de Dezembro por mim conhecidos:

PROVA TT EM BICICLETA: Vila Ruiva, Fornos de Algodres.

Organizada pela Camara Municipal, Club Esgalhada TT, e Inatel, (com centro de Ferias em Vila Ruiva) vai realizar-se hoje dia 1 e amanha dia 2, uma prova ciclistica pelas "terras de Algodres" e pelas terras do antigo concelho de Linhares.
Embora ja seja tarde para inscricoes, podem consultar o programa em:http://www.inatel.pt/desporto/docs/vilaruiva/vruiva.html

Dia 1 de Dezembro:
Festa de Santo Eloi- Rancozinho, Algodres, Fornos d'Algodres.
Santo patrono dos ourives (ainda gostava de saber como veio parar aqui!) celebra-se nesta progressiva aldeia no primeiro dia do mes, outrora era uma festa muito mais concorrida, mas devido a imigracao, que levou muitos dos residentes, foi decidido transferir esta festa para o mes de Agosto. No entanto neste dia (creio que ainda) realizam-se algumas cerimonias religiosas e, um magusto popular entre as gentes da terra. (creio que se aceitam tambem forasteiros)
Alem disso e um feriado nacional, em que deviamos lembrar a coragem dos que conseguiram livrar Portugal do dominio estrangeiro.

FESTAS NATALICIAS:

24 E 25 de Dezembro:

Nas nossas terras o grande dia e a vespera de Natal "a consoada" todas as aldeias tem mais alegria pois e nessa noite se juntam as familias. (as possiveis)
Dizia a tradicao que nao se devia comer carne nesse dia, entao o bacalhau era o rei, cozido com as ricas "couves de cortar" e regado com o saboroso azeite beirao, mas tambem assado, em pasteis, e em outros modos.
No final da ceia era hora de fazer as "filhos" que a seguir se comiam com o bom queijo "Serra" "manteigudo", enquanto se esperava pela missa do galo. (creio que ja nem essa missa fazem)
No largo principal da aldeia entretanto ardia o "madeiro", sempre acompanhado por rapaziada de todas as idades, que para vencer o frio as vezes intenso, ia bebendo um copito de vinho ou de jeropiga.

Faco esta descricao sobre o ultimo Natal que por la passei, ja la vao mais de 15 anos, (e que saudade desse tempo, e da gente que ja se foi.)

O dia 25, era dia de abrir as prendas, que eram dadas pelo menino Jesus, (ainda nao tinham inventado o pai natal) vai-se tambem a Missa e ao "beijar do Menino", para alem disso era um dia de feriado normal.

31 de Dezembro:

Festa de S. Silvestre: Figueiro da Granja, Fornos de Algodres.

Como se comeca o mes com uma festa, tambem se termina(va) com outra.
O S. Silvestre foi um papa que chegou a santo. Nao sei porque, mas na minha regiao e o protector do gado suino, (quero dizer porcos, ou "bacoros" como antigamente se dizia)
Celebra-se nesta freguesia de Figueiro da Granja, numa capela situada num ermo, mas relativamente proxima desta antiga vila.
A sua volta existe um adro onde se realizava uma pequena feira e, em dia da festa ofereciam-se ao santo, produtos derivados do animal que supostamente era por ele protegido; (so o nao protegia da morte) Presuntos, chouricas, e as vezes ate porcos inteiros, que seguidamente as cerimonias religiosas, eram leiloados.
Esta festa ja ha muito que nao se realiza nestes termos, mas seria interessante re-activa-la.
A ultima vez que por la estive o "pobre S. Silvestre", so teve direito a passear de andor no dia de S. Sebastiao, festa a que me referirei no proximo mes.

Desculpem me os meus amigos, mas este mes e mais sentimental que real.