segunda-feira, junho 25, 2007

O Vale de Alto Mondego!

Fornos de Algodres em primeiro plano, a seguir o "Vale do Mondego", ao fundo a "Serra da Estrela".

Nao vos vou dizer que e o mais vasto panorama, (normalmente o bairrismo excessivo tenderia para ai) mas e sem duvida uma vista grandiosa, a que se pode observar da "minha" Infias de adopcao!

Se D*us permitir dentro de uns poucos dias, poderei ai regalar a vista e encher os pulmoes do ar da nossa "Serra" (a Estrela claro). Para os que em ferias ou em viagem, desejem certificar-se se tenho razao ou nao, so tem que sair na saida da A25 para Fornos de Algodres, ali depois de subirem ao alto da pequena Serra da Esgalhada, (7oo metros) certificarem-se se tenho razao ou nao.

A titulo de curiosidade quero informar-vos que; "Algodres fica em cima, Fornos em baixo e Infias no meio"!!!

sexta-feira, junho 22, 2007

Forcadas; nas minhas quadras!

Aldeia antiga das Forcadas,
Tens vestigios do hebreu.
E uma importante necropole,
Onde me revejo eu.

E no "Penedo furado",
Donde ha antiga lenda.
Visita-lo e de importancia,
Para que a gente aprenda.

quinta-feira, junho 14, 2007

FORCADAS.

Uma vista de Forcadas. (no canto esquerdo esta o "nicho-oratorio" a que me refiro)

Assim superficialmente, poderiamos pensar que o toponimo "Forcadas", tenha algo que ver com forcas, enforcados, ou enforcamentos, ate seria uma explicacao bastante simples e de facil aceitacao. No entanto existe uma outra explicacao; Forcadas e um toponimo derivado e uma forca viaria, ou seja, sitio onde um caminho forcaria para varias direcoes. Esta explicacao tem bastante logica e estara provavelmente mais proxima da verdade.

Havera a possibilidade desses caminhos seram de fundacao romana, mas nao existindo nenhuns vestigios materiais, ficamos sempre com duvidas, no entanto e facto assente de que a romanizacao tambem ocorreu nestas terras.

Nao havendo nenhum documento que faca referencia a esta terra antes do seculo XVII, creio que a pequena aldeia tera evoluido de alguma das quintas que se referem no seculo XVI.

Junto da povoacao, existe uma necropole de sepulturas escavadas na rocha, com mais de duas dezenas desses sepulcros. Sao de forma retangular ou ovalada, pelo que gente entendida no assunto, coloca a sua fundacao nos seculos IX ou X. Isto por si so, prova o povoamento mais ou menos organizado nesta regiao, pelo menos desde a epoca "alto-medieval".

Relativamente perto tambem, existe uma area, em que se tem encontrado varia ceramica de construcao, que datara certamente do tempo do imperio romano.

Na pequena aldeia com uma grande parte das habitacoes em ruina, pode-se ver nalgumas delas, marcas relacionadas com "cristaos-novos", o indicia a presenca de judeus nesta aldeia.

Existe tambem um "nicho-oratorio" que datara quando muito do seculo XVIII. A sua pequena capela em honra de Nossa Senhora de Fatima, nao tem nada de relevante e foi construida na decada de setenta do seculo passado.

A semelhanca de outras pequenas aldeias vizinhas, a menos que aconteca algum milagre, dentro de poucos anos, tambem esta ficara completamente deserta e so sera habitada em alturas de ferias por uns poucos resistentes!