terça-feira, agosto 29, 2006

"O ALGODRES"


De acordo com uma lenda, continuada pela tradicao popular, este busto esculpido numa pedra, colocada na parede posterior da igreja de Santa Maria de Algodres, foi o fundador desta povoacao, no primeiro seculo na era crista.
Aparenta ser um clerigo e podera ter sido algum prelado, da epoca romana ou visigotica.

A escultura e de facto antiga, mas podera nao ser tao antiga como essas epocas, mas nao havendo documentos a comprovar este facto, temos que dar algum credito as tradicoes populares, que tem sempre algo de verdade.

O que de facto se sabe, atravez das inquiricoes de D. Afonso III (1258) e que esta terra teve carta de povoacao, concedida por: "Donnus S. Menendi" em epoca anterior ao ano de 1169, pois nesse ano no foral de Linhares se dizia que: "os vossos termos sao estes(...) e pela terceira parte, como parte pelo Mondego com Algodres".

Nao creio que este; "Donnus S.(Soeiro) Menendi(Mendes) tivesse sido nenhum prelado, o mais provavel era ter sido algum "Rico Homem"; portanto fidalgo medieval.

"ALGODRES" a origem de um nome

Tanto quanto tenho conhecimento, o toponimo "Algodres" e antiquissimo e so existem duas localidades em Portugal que o usam, as duas no actual Distrito da Guarda: Algodres, antiga vila e concelho, actualmente freguesia do concelho de Fornos de Algodres, e, Algodres, freguesia do actual concelho de Figueira do Castelo Rodrigo.

Segundo nos informa Pinheiro Marques (Terras de Algodres, 1938) o Padre Luiz Cardoso no ("Dicionario Chorografico...") afirma que este toponimo deriva da palavra latina "algodrium", no entanto essa palavra nao aparece em nenhum dicionario latino conhecido.

Pinho Leal (LEAL, 1873) diz-nos que antigamente esta terra chamava-se "Algodrons" e mais tarde "Algodes, opinando que seria a corrupcao do arabe "Alcoton" = Algodao. No entanto algodao em arabe e ALCUTUM e nao ALCOTON, pelo que a evolucao logica seria Alcoitao e nao Algodres. Alem disso, "Algodres" com esta mesma grafia aparece ja em 1169, (foral de Linhares) sendo ja nessa altura concelho, e, nas inquiricoes de D. Afonso III de 1258.

O falecido Padre Luiz de Lemos (ensaio de monografia S/D) diz que a evolucao do toponimo, vira das palavras; AL (celtica usada por Virgilio) ou AL artigo arabe, com o perfixo: CORTEX, que significa cortica ou casca de arvore, Assim AL CORTEX - ALCORTEX - ALGODREX - ALGODRES.

Mais fundamentada sera no entanto a proposta de: Jose Pedro Machado, (MACHADO, 2003) Segundo ele "Algodres" tera origem arabe, derivando de: AL GODOR, plural de GADIR, palavra que significa; lago, lagoa, rio, ribeiro ou pantano. E da mesma opiniao a professora: Maria J. V. Molins, da Universidade Complutense de Madrid, quando se refere a Algodres (Figeira do Castelo Rodrigo) dizendo que significa "Las Lagunas".

A juntar a todas estas teses, quero eu proprio apresentar outra hipotese: Algodres derivara da palavra latina "algor" que significa sensacao de frio intenso, sendo a evolucao a seguinte: ALGOR - ALGORES - ALGODRES. Pode ser so imaginacao minha, mas nao se tendo ate hoje provado nenhuma destas teorias, penso que nao sera de descartar totalmente.

Quanto as duas primeiras opcoes, na minha humilde opiniao, devem ser descartadas pelas seguintes razoes: O cultivo de algodao e impraticavel nas "terras de Algodres" por ser uma cultura de climas quentes e esta regiao e uma regiao fria, e, era-o muito mais ainda, na epoca romana ou arabe.
Para ser um enterposto comercial desse producto, como sugerem alguns, Algodres teria que situar-se junto a uma via romana. Acontece que ate hoje, nunca foi descoberta nenhuma evidencia documental ou arqueologica que nos possa indiciar essa hipotese, pelo que considero que a relacao de Algodres com algodao uma pura fantasia.

Ja a relacao deste toponimo com cortica, faz mais sentido, pelo facto de ainda hoje existirem alguns sobreiros na regiao, sabendo-se que outrora antes da expansao do pinhal, havia muitos mais. Alem disso incluidas no antigo concelho de Algodres e desde o seculo XII existe a povoacao de "CORTICOLO" (o ultimo C tem cedilha) e desde o seculo XIV a aldeia de Soveral, que tambem as vezes se grafava e grafa: "Sobral". Tanto uma como outra povoacao, estao relacionadas com cortica e sobreiros.

A relacao de Algodres com lagoas ou cursos de agua, tambem tem algum sentido, pois as "Terras de Algodres" no tempo de D. Afonso Henriques eram delimitadas com Linhares, pelo Rio Mondego, (o maior rio portugues) nessas alturas muito mais caudaloso, e, eram cortadas por varios ribeiros e ribeiras ( Cortegada, Vila Cha, Figueiro, Cortico, Rancozinho, Infias, Canharda, etc. Havendo tambem por essas alturas varias lagoas. Ainda hoje conservam o nome de "Alagoas", varias terras ferteis relativamente perto desta antiga vila.

Quanto a minha tese, baseia-se no facto da situacao geografica da antiga vila e regiao: um planalto a cerca de 7OO de altitude, varrido pelos ventos norte e "suao" = Leste, com caidas de neve e geadas frequentes, que tornam os invernos bastante severos ainda hoje, quanto mais a mais ha cerca de mil anos, altura da provavel fundacao da localidade.
Alem disso ainda hoje, o planalto de Algodres e identificado como: "terra fria".

segunda-feira, agosto 28, 2006

APRESENTACAO

Inicio hoje, um projecto mais virado para a divulgacao do meu municipio.
Dirao os meus amigos, este tipo esta doido: "entao nao lhe chegavam ja dois blogs e vai iniciar outro".
Se calhar ate estaram certos mas, o: "Judeus...." estava a sair do tema inicial, e se e verdade que tenho ainda muito "pano para mangas" queria que esse blog continua-se mais especifico. Quanto ao "Aqui d'Algodres" e mais sobre o que eu vejo mal na minha regiao e nao so.
Pelo explanado decidi iniciar este, e com ele, divulgar o que de bom ha, pelas minhas terras.
A cor verde, tem muito que ver, com a cor que a nossa regiao perdeu, nestes ultimos 25 anos, devido ao flagelo dos incendios, cor essa que eu adorava voltar a ver um dia. Alem disso embora nao seja fanatico, pendo um pouco para os verde brancos, do bairro de Alvalade.