terça-feira, agosto 29, 2006

"O ALGODRES"


De acordo com uma lenda, continuada pela tradicao popular, este busto esculpido numa pedra, colocada na parede posterior da igreja de Santa Maria de Algodres, foi o fundador desta povoacao, no primeiro seculo na era crista.
Aparenta ser um clerigo e podera ter sido algum prelado, da epoca romana ou visigotica.

A escultura e de facto antiga, mas podera nao ser tao antiga como essas epocas, mas nao havendo documentos a comprovar este facto, temos que dar algum credito as tradicoes populares, que tem sempre algo de verdade.

O que de facto se sabe, atravez das inquiricoes de D. Afonso III (1258) e que esta terra teve carta de povoacao, concedida por: "Donnus S. Menendi" em epoca anterior ao ano de 1169, pois nesse ano no foral de Linhares se dizia que: "os vossos termos sao estes(...) e pela terceira parte, como parte pelo Mondego com Algodres".

Nao creio que este; "Donnus S.(Soeiro) Menendi(Mendes) tivesse sido nenhum prelado, o mais provavel era ter sido algum "Rico Homem"; portanto fidalgo medieval.

3 comentários:

JL disse...

O amigo Albino é um verdadeiro amante da sua terra. Vou estar atento a este blog. Um abraço

Bel disse...

Dizem que quem conta um conto acrescenta um ponto, daí que sem provas cientificas é sempre complicado perceber a veracidade de uma determinada lenda. A única certeza é que deve ter sido alguém muito importante para a sua aldeia.
Um abraço e boa semana

João Marques disse...

bem vindo ao mundo bloguista! sempre que assim se justificar partiparei neste blog!um abraço.