quarta-feira, novembro 01, 2006

NOVEMBRO "Mes das Almas"

Dando seguimento a divulgacao de actividades relacionadas com festas e romarias, tenho neste Novembro de fazer uma pausa, pois tanto quanto sei nao se realiza nenhuma dessas actividades no Municipio de Fornos.

Inicia-se este mes com a festa de "Todos os Santos" que por ser feriado nacional e aproveitado pela grande maioria, para visita dos ente queridos ja falecidos aos cemiterios, coisa que deveria ser feita amanha dia dos "Fieis Defuntos". Isto ate me faz vir a mente o seguinte: Entao e os defuntos que nao tiverem sido "fieis", nao tem direito a nada?

Era normal (nao sei se ainda e) nesta segunda efemeride, em todas as freguesias (ou quase) uma prossicao "das Almas" aos cemiterios paroquiais, que anteriormente eram arranjados primorosamente com flores e velas.

Tambem ainda durante este mes podem visitar, a exposicao "Devocao das Almas", no CHIAFA (museu) de Fornos de Algodres.

Nao e de esquecer tambem, que embora nao tenhamos (tanto quanto saiba) por ca nenhuma capela a S. Martinho, sao normais os "magustos" populares e familiares que a pretexto de celebrar esse santo, (dia 11) sao motivos de convivio em que se prova a agua-pe, enquanto se comem as boas castanhas beiras.

Alem disso tambem no dia primeiro, sempre se pode e deve ir a Mangualde aqui tao perto, comer as "benditas feveras (ou "febras") dos santos", naquela feira tao antiga.

5 comentários:

a d´almeida nunes disse...

Olá Al

Quando venho pelo "profile" dar uma vista de olhos a ver como correm as coisas aqui por este sítio deparo-me sempre com aquela dificuldade de escolher o blog.
De qualquer modo, aqui fica o meu abraço e o meu reconhecimento pelas variadas visitas que tens feito ao "dispersamente" e até ao "gatimanhos" da Zaida.
Demais, este teu trabalho sobre Algodres está uma especialidade.
António
PS:
Eu também tenho uma catrefa de blogs agragados a este meu "profile" mas só tenho visível este do "dispersamente". Os outros são usados para situações especialmente linkadas.

Anónimo disse...

passei por aqui e reparei que somos vizinhos...
falas tn em uma localidade Aveleiras, em falo nas aveleiras da minha terra e nas suas propriedades terapeuticas; nos locais, nas festas, nos incentivos sociais e no dia a dia de uma aldeia com 70 habitantes...
Um abraço

Anónimo disse...

Muito bem... põe aí uma "fevera" a assar para mim! :-)

Unknown disse...

Este ano, com em todos os outros de que me lembro, fui á Feira dos Santos comer as feveras e depois de me abastecer (eu e mais doze, ups 13) no Cajó da Chãs de Tavares, foi o Abeu Lopes da Matança quem as assou, vendeu as batatas cozidas (rambana) e o vinho tinto.

Um braço

Al Cardoso disse...

Como adoraria estar presente caro Greensky, assim faziamos 14!!!