quarta-feira, outubro 11, 2006

AVELEIRAS

Depois de me ter referido, (historicamente) a cada um dos antigos concelhos incluidos nas "Terras de Algodres", vou referir-me a partir de hoje as varias povoacoes do actual concelho de Fornos de Algodres.
Porque embora umas maiores que outras, para mim todas as localidades sao importantes, vou iniciar por ordem alfabetica, e, como me ja referi a Algodres, hoje e a vez de: "AVELEIRAS"

Como o nome quer indicar, embora nem sempre o que parece e, suponho que a toponimia desta povoacao tenha que ver com a "avelanzeira", (planta das avelas)
naturalmente e uma planta, que se da muito bem na regiao, havendo-as em abundancia a altura da fundacao, devera ter sido a razao do toponimo a aldeia.

Esta pequena povoacao sempre pertenceu a freguesia de Queiriz, que e antiquissima pois dela ja ha referencia documental desde o seculo XII.
No entanto suponho que esta aldeia deve datar quando muito do seculo XVI.
Tal como Queiriz, pertenceu ao extinto concelho de Penaverde, ate que em 1836 passou com a freguesia para o de Fornos de Algodres.

Para alem da Capela do Divino Espirito Santo, nao existe nesta terra nenhum outro monumento, esta capela data do seculo XVIII e embora um pouco adulterada enquadra-se dentro do estilo popular beirao onde o granito impera. Aqui se realiza uma festa a Terceira Pessoa da Trindade crista, mas como e uma festa movel nao tem data certa, sendo normalmente em Maio ou Junho.

Querida aldeia das Aveleiras,
Freguesia de Queiriz.
Aqui tem o Espirito Santo,
Uma capela, que o povo fez de raiz.

1 comentário:

rui disse...

Olá ...Albino
jÁ vi que passaste pela minha ilha, só viste fotos, mas deu para ficares com uma ideia deste recanto de Portugal.
Lamento a morte do teu familiar, é sempre triste quando perdemos alguém que nos é próximo.
Estive a ver o teu blog, é realmente como um pergaminho, recheado de pura história. Relatas, de uma forma apaixonada, clara e concisa, e com grande pormenor todos os cantinhos circundantes. Num instante fiquei a conhecer parte da realidade de Algodres e suas terras.
Meu amigo, desejo que tenhas um bom fim-de-semana
Da ilha da Madeira, saudações e
Um abraço