segunda-feira, outubro 02, 2006

OUTUBRO Festas e Romarias

Como o prometido, ca estou novamente a divulgar as festas e romarias do Concelho de Fornos de Algodres, deste mes de Outubro. (as por mim conhecidas)

Como o verao ja terminou, tambem tendem cada vez a ser em menor numero, no entanto ainda se realizam algumas:

Outubro; "Mes da SENHORA DA SAUDE"

Terceiro fim de semana: Juncais.

Nesta aldeia realiza-se desde a decada de trinta do seculo passado, a festa em honra de Nossa Senhora da Saude, consta de arraiais populares nas noites de Sabado e Domingo, em que se podem apreciar os petiscos regionais entre os quais o afamado "peixinho do Rio".
No domingo realizam-se as normais missa solene e prossicao, pelas ruas da aldeia.

Esta festa que nao tem muita razao de ser, comecou a realizar-se quando a povoacao de Vila Soeiro do Chao, foi desagragava desta freguesia e constituiu freguesia propria, pois naquela aldeia que ate aos anos trinta, fazia parte desta freguesia, desde tempos imemoriais se celebra esta denominacao de Maria.


Quarto fim de semana: Vila Soeiro do Chao.

E uma das mais concorridas romarias e festas do concelho de Fornos. A Senhora da Saude comemora-se nesta aldeia desde ha muito tempo, junta romeiros do nosso concelho e principalmente de grande parte do de Celorico da Beira.
Para alem das romagens pessoais aqui tambem se realizam as tradicionais "romarias de ovelhas" ja descritas nesta seccao do mes de Setembro. (previous posts)

Tal como a anterior consta de arraiais populares, nas noites de Sabado e Domingo, com missas e procissoes, sendo de realcar o final "adeus a Virgem" no final da procissao solene.

Esta invocacao da Virgem Maria: "Senhora da Saude" causa desde tempos mais remotos (e ainda hoje) uma rivalidade muito acentuada entre as povoacoes de Vila Soeiro e Juncais, pois quando a capela desta aldeia foi elevada a categoria de igreja paroquial, consta que os naturais desta nova freguesia, foram ao limite de Juncais buscar uma pedra, com a qual desejavam esculpir a pia batismal, talvez para se afirmarem ainda mais como independentes.
Acontece que sabendo isto os de Juncais, vieram pela noite tentar "roubar" a bendita pedra, mas os naturais desta aldeia nunca o permitiram, e certo que nunca a pia batismal foi esculpida naquela pedra, que presentemente se encontra cimentada num dos largos desta terra.
Tambem tentaram por varias vezes levar para a igreja de S. Tiago de Juncais a imagem da Virgem, pelo que para obviar esse possivel desvio, a populacao decidiu mandar fazer uma outra imagem, que se conserva todo o ano na paroquial de Vila Soeiro do Chao e a imagem original foi entregue a ordem da familia Castilho, so dai saindo no dia da festa, para as celebracoes e prossicao.
Nunca tendo conseguido os seus intentos, os habitantes de Juncais nao lhes restou outra alternativa que mandar fazer outra imagem da Virgem Maria (que por sinal e bem diferente desta de Vila Soeiro) com a mesma invocacao, com a qual celebram a festa no fim de semana anterior.
No entanto ate a pouco tempo (nao sei se ainda hoje) neste mesmo fim de semana realizava-se uma nova festa popular em Juncais para competir com a freguesia de Vila Soeiro do Chao.
A igreja de Vila Soeiro do Chao, embora com um interior mais moderno e dentro das recomendacoes do concilio Vaticano II, feito na decada de setenta do seculo XX. Conserva o seu exterior original, e barroco e com boa contaria com volutas e outros efeitos decorativos deste estilo, data do seculo XVIII.


Exposicao "Outros Olhares": Fornos de Algodres.

Encontra-se ate ao dia 16 de Outubro, uma exposicao interessante no edificio municipal desta vila, com o titulo "Outros Olhares". E da responsabilidade do Museu de Zoologia da Universidade de Coimbra e parte do programa de divulgacao, daquele novel museu.
Vao ve-la que e interessante.

Continua tambem neste mes de Outubro no: CHIAFA (Museu Arquelogico de Fornos de Algodres) a exposicao; "Devocao das Almas", promovida pela junta de freguesia de Juncais, foi inaugurada no passado mes de Setembro, dentro do programa das Jornadas Europeias do Patrimonio.

Para o mes que vem ca estarei novamente. Entretanto se tiverem tempo, venham ver coisas diferentes nas "Terras de Algodres".

3 comentários:

O Micróbio II disse...

Esta agenda é mais completa (e bem mais interessante) que a agenda cultural da Guarda... :-)

Al Cardoso disse...

Caro Microbio II:

Por favor nao brinque comigo.

De toda a forma, bem haja.

eduardo disse...

Bom dia.

Eu já cá tinha vindo mas o sistema de comentários não permitia.
De qualquer forma os textos daqui não saiem e tenho sempre a possibilidade de os ler em qualquer altura.

É precisamente o que vou fazer, amigo Al Cardoso.

Um abraço.