sexta-feira, setembro 01, 2006

SETEMBRO - Festas e romarias

Mensalmente irei divulgar, (coisa que deveria ser o "site" do municipio a fazer) as festas e romarias que se realizam no concelho de Fornos de Algodres.

- 8 de Setembro (Dia das sete Senhoras) SENHORA DOS MILAGRES

Realiza-se em sitio ermo, no termo da Muxagata a antiquissima e tradicional romaria, da Senhora dos Milagres. Foi uma das maiores romarias a nivel regional e juntava (ou ainda junta) gente de varios concelhos vizinhos: Celorico, Gouveia, Mangualde, Penalva etc, Para alem dos naturais.
A cerca de vinte anos ainda era normal juntarem-se no recinto dezenas de autocarros, e nesse dia, paravam num apeadeiro proximo constuido para o efeito, todos os comboios regionais.
Sendo uma romaria Mariana, consiste do normal; rezas, promessas,missas e procissao.
O que torna (ou tornava, ja la nao vou, a mais de dez anos) esta romaria peculiar ou diferente, eram as chamadas romarias das ovelhas; sao normalmente logo pela manha e consistem do seguinte: O pastor enfeitava as "astes" dos animais com flores coloridas, naturais ou de papel e pintava os animais com cores variadas, dirigia-se entao para o santuario, parando com o seu gado em frente ao portal principal, onde fazia as suas oracoes, findas estas, dasatava com seus animais a fazer umas corridas desenfreadas em volta da capela, que normalmente eram tres voltas, mas poderiam ser mais de acordo com a "promessa".
Eram interessantes de ver estas romarias, o unico senao era a quantidade de po, que estas correrias provocavam.
Nao sei pela distancia, se ainda se realizam estas romarias de ovelhas, tambem cada vez ha menos, rebanhos e fe, no entanto seria interessante que nao terminassem.
Junto do recinto, presentemente com uma estrada pavimentada, realiza-se ainda uma pequena feira, tambem com naturais tendas de comes e bebes. No entanto sao (ou eram) a abertura dos "farneis" finda que era procissao, os momentos de mais pura descontracao e interaccao entre os participantes; todos comiam e bebiam, fazendo questao de convidar os vizinhos a partilhar consigo.
Que saudades eu tenho desta romaria, que comecei a frequentar desde bem pequeno.

Nesse mesmo dia realizam-se tambem festas e romarias com a invocacao da Senhora dos Milagres, nas freguesias de Maceira e da Matanca.

- 16 de Setembro, SANTA EUFEMIA.

Em sitio tambem ermo e junto a estrada, (pavimentada) que vai para a pequena povoacao da Fonte Fria, na freguesia da Matanca. Realiza-se talvez neste momento, mais concorrida romaria concelhia: Santa Eufemia ou "Senhora Santa Eufemia" como o povo a intitula, foi uma Virgem Martir dos primeiros tempos do cristianismo, em quem a gente da nossa regiao tem muita fe; dizem que e a protectora dos "males ruins".
Tambem esta romaria junta muita gente, do municipio e dos vizinhos, de Aguiar da Beira e Penalva do Castelo.
Tambem no recinto em que relativamente agregaram um coreto, se realiza uma pequena feira.
Na Santa Eufemia tambem se realizam as anteriormente referidas "romarias das ovelhas". Alem disso e normal fazerem-se promessas em volta da capela, (algumas de joelhos) e oferecer a Virgem Martir, ramos de cravos.
Para os como eu, amantes de historia e patrimonio, devo notar que em meu ver, a capela desta invocacao, e talvez o templo romano-gotico memos modificado do concelho de Fornos, conserva um portal "gotico" sob um alpendre e a cachorrada com registos animalescos na capela-mor. (pena que gente menos atenta, em re-construcao recente, tenha pintado as juntas das paredes e, tenha limpo as pedras com jacto de areia, tendo com isso destruido muito das formas da cachorrada.)

- 29 de Setembro, SAO MIGUEL, Feriado concelhio.

Sendo um santo ja venerado na Matriz de Fornos desde pelo menos o seculo XIII (inquiricoes de D.Afonso III, 1258) faz talvez muito sentido, que se tivesse decidido tornar este dia, o feriado concelhio.
O Sao Miguel, e um dos Arcanjos mais reverenciados, tanto por judeus como por cristaos, pois foi ele que tera derrotado, um outro anjo poderoso: "o Lucifer e o tera encerrado no inferno"
No entanto na nossa regiao, este Santo esta muito ligado a agricultura, pois era neste dia que se faziam os contractos e se pagavam as rendas das terras, e, era tambem a partir deste dia, que passavam a nao ser obrigatorias, as merendas.

Celebra-se este santo na Vila de Fornos com misa e procissao, outrora realizava-se tambem uma feira franca, (nao sei por se nao realiza ainda!) e e, neste dia que a autarquica costuma obsequiar a terceira, idade, com um grande almoco no mercado municipal.

Para alem das festas em Fornos de Algodres, realiza-se tambem na Muxagata a festa a Sao Miguel patrono da aldeia, com os habituais arraiais, e festas religiosas na Paroquial daquela freguesia.

Se por acaso nao tiveram nada importante para fazer, venham conhecer melhor "Algodres e as suas terras", nestes dias festivos.

2 comentários:

Chanesco disse...

Amigo Al

Parabéns por mais esta iniciativa.
Gabo-lhe o voluntarismo para tão árdua tarefa, mas como diz o povo: "Quém corre por gosto não se cansa", e o Al parece ser incansável.

Vale a pena ler e confontar com os festejos da zona de Idanha e de outras regiões de Portugal. Apesar de todas as diferenças encontramos sempres semelhanças e quem disser o contrário também tem razão.

Cumprimentos.

Bel disse...

Confesso que não sou muito o estilo de festas e romarias. Gosto de conhecer as terrinhas por aí perdidas mas de preferencia não em tempo de festa. De qualquer forma fica o obrigado pelo convite.